ESTUDO URODINÂMICO

Exames

O estudo urodinâmico destina-se à avaliação do funcionamento do trato urinário inferior, ou seja, a bexiga e a uretra. Em outras palavras, procura verificar como a bexiga desempenha suas duas principais funções: armazenar e eliminar a urina.

Nos homens, este estudo auxilia sobremaneira o diagnóstico da obstrução da bexiga, geralmente causada pela hiperplasia da próstata.

Nas mulheres, sua grande utilidade é caracterizar bem os tipos de perda urinária involuntária, seja por esforço físico seja por forte desejo miccional.

O exame não provoca dor e é acompanhado pelo urologista e assistente. O procedimento consiste em se avaliar a dinâmica de enchimento e esvaziamento da bexiga, sendo todo esse processo devidamente registrado por um equipamento. Os dados obtidos possibilitarão posterior análise e interpretação, visando o diagnóstico de patologias como bexiga hiperativa e neurogênica, além de obstruções miccionais e quadros de incontinência. Isso auxilia o médico na definição do tratamento e, sobretudo, quanto à indicação ou não de cirurgia.

Orientação para o exame: basta estar com a bexiga parcialmente cheia, sem desconforto. Não recomendamos realizá-lo em período menstrual.

Fotos