EXAMES RADIOLÓGICOS

Exames

Considerando-se que a grande maioria dos cálculos urinários são radiopacos (visíveis aos raios X), a radiologia representa uma ferramenta diagnóstica muito útil na urologia e oferece os seguintes exames:

Urografia Excretora (UGE): Exame radiológico que faz uso de contraste iodado administrado por injeção intravenosa. O contraste evidencia todo o trajeto que percorre, desde os rins até a bexiga. Isso permite que se obtenha uma sequência de imagens do interior de ambos os rins, dos ureteres e da bexiga. Trata-se de exame excelente para avaliar cálculos situados no ureter, ou seja, entre o rim e a bexiga. Também oferece informações quanto à função renal, uma vez que o contraste necessita ser filtrado, secretado e excretado pelos rins na urina. Portanto sua duração pode variar de 30 minutos a várias horas. Como o aparelho urinário fica atrás dos intestinos, isto requer limpeza intestinal na véspera, utilizando-se medicação laxativa.

Uretrocistografia Miccional (UCM): Para o exame, utiliza-se uma mistura de soro fisiológico e contraste radiopaco que vai sendo introduzida na bexiga através de uma sondagem vesical até o paciente manifestar desejo de urinar. Nesse momento, remove-se a sonda uretral e libera-se o paciente para urinar livremente, ao mesmo tempo em que se obtêm algumas imagens. Este exame permite detectar refluxos urinários e alterações anatômicas da bexiga e uretra.

Raios X de abdome: Exame simples, sem contraste, que visa identificar imagens radiopacas (cálculos) sobre as projeções do aparelho urinário (rins, ureteres e bexiga).

Requer preparo intestinal na véspera do exame.

Fotos

feito com
icone criação de sites