Master Clínica e Taimin realizam treinamento sobre Braço Robótico

A Master Clínica, juntamente com a empresa Taimin, realizará nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, nas dependências da Faculdades Assis Gurgacz (FAG), um Treinamento em Laparoscopia – Braço Robótico, chamado de FlexDex. O treinamento é voltado para médicos urologistas e tem o objetivo de mostrar na prática como a nova tecnologia pode auxiliar os cirurgiões a realizar sutura de maneira mais precisa.

FlexDex
A FlexDex é um braço mecânico desenvolvido por uma equipe na Universidade de Michigan, pode levar procedimentos cirúrgicos de precisão a hospitais que não têm como obter robôs cirúrgicos. A tecnologia traduz precisamente os movimentos da mão, do pulso e do braço do cirurgião no exterior do paciente para os movimentos correspondentes de um atuador final dentro do corpo do paciente.
Com base em um design simples, puramente mecânico e de baixo custo, a FlexDex aumenta em muito as capacidades de instrumentos para a cirurgia minimamente invasiva.
A primeira pinça FlexDex, lançada em janeiro de 2017, simplifica o processo de sutura em áreas difíceis de alcançar por meio do uso de rotações e movimentos intuitivos e articulados. Futuras gerações incluirão funcionalidades adicionais para a cirurgia minimamente invasiva.

Como funciona
A FlexDex possui um cardã de três eixos que é preso ao pulso do cirurgião. Depois de preso, ele aciona uma série de componentes mecânicos para traduzir o movimento da mão do cirurgião. A FlexDex oferece a funcionalidade dos robôs ao custo dos instrumentos de laparoscopia manuais tradicionais.

Fonte: Taimin

Fotos