PROSTATECTOMIA RADICAL

Cirurgias Laparoscópicas

A glândula prostática é um órgão genital masculino interno localizado imediatamente abaixo da bexiga, pesando em torno de 20 gramas; a uretra (canal da urina) tem o seu início junto ao órgão, onde se denomina uretra prostática. Após a quarta década de vida, não é raro surgir neoplasma maligno (câncer) na próstata, e o adenocarcinoma constitui um dos tumores mais comuns nos homens, com alta taxa de morbidade e mortalidade.

O tratamento considerado padrão tem sido a cirurgia radical, que consiste na remoção da próstata (prostatectomia) além da vesícula seminal; em alguns casos, faz-se a linfadenectomia pélvica (retirada de gânglios).

Historicamente, a operação começou a ser realizada no início do século passado e, ao longo de mais de um século, a cirurgia teve grandes progressos, a partir de estudos de um melhor conhecimento da anatomia pélvica masculina, particularmente no que diz respeito à irrigação, inervação e fibras lisas esfincterianas.

Aliado a esse conhecimento, evidentemente houve uma grande contribuição também por parte das indústrias em relação ao desenvolvimento de equipamentos e instrumentais, que capacitaram o cirurgião a realizar um trabalho de melhor qualidade.

Na esteira desse progresso, a cirurgia videolaparoscópica também encontrou um nicho para tratar os pacientes portadores de câncer de próstata. Este tipo de procedimento começou a ser realizado há pouco mais de dez anos, na França, e hoje se encontra totalmente padronizado, sendo uma técnica rotineira nos principais centros de laparoscopia.

A grande vantagem da técnica laparoscópica reside numa melhor oportunidade aos pacientes para a cirurgia de preservação do feixe neurovascular (nervo da potência), tão importante para a manutenção da atividade sexual.

A MASTER CLÍNICA tem disponibilizado o seu serviço de laparoscopia na área prostática desde 2002, consolidando o seu pioneirismo habitual e um serviço de qualidade ímpar aos seus clientes. O grupo também tem realizado cirurgia laparoscópica em vários centros do país, em inúmeras parcerias com urologistas de outros estados brasileiros.

Fotos

Vídeos