ROBÓTICA

Especialidades

O uso do sistema robótico na área médica teve início em 1985, com a criação de protótipos de vários modelos mais simples para diferentes áreas da medicina, até se chegar ao modelo atual. Esse desenvolvimento veio na esteira da popularização da cirurgia minimamente invasiva, a fim de aperfeiçoar a qualidade da cirurgia e seus resultados.

O modelo da Vinci® System, desenvolvido pela Intuitive Surgical, na Califórnia, Estados Unidos, foi lançado há mais de dez anos e, até o momento, não tem similar no mercado. O 4 arm da Vinci® Surgical System (sistema cirúrgico da Vinci de quatro braços ) é composto de três partes principais:

1) o carrinho móvel do paciente, onde ficam os quatro braços articulados do equipamento: um para conexão do sistema óptico para captura de imagens e três para instrumentos especiais (tecnologia endowrist, que permite reproduzir com grande segurança e destreza os movimentos do punho do cirurgião dentro da cavidade abdominal), que permitem sete graus de movimentos similares aos da mão humana;

2) o carro de vídeo, semelhante à torre de vídeo da videolaparoscopia convencional, com fonte de luz, insuflador de gás (CO2) e duplo sistema de câmeras de alta definição com três chips;

3) o console do cirurgião, por meio do qual se comanda todo o equipamento para a realização da operação.

A tecnologia robótica utiliza os princípios da laparoscopia, assistindo o cirurgião com uma série de vantagens, capacitando-o a realizar a cirurgia com muita qualidade. O sistema proporciona ao cirurgião melhor ergonomia, visão tridimensional do campo cirúrgico, aumenta a destreza e a precisão, elimina tremor, permite graduar os movimentos de acordo com a necessidade, restaura a coordenação entre olhos e mãos.

Pode-se dizer que a robótica permite a realização de qualquer cirurgia feita convencionalmente, mas a sua maior indicação está nas cirurgias de natureza mais complexa, como a prostatectomia radical (remoção da próstata com câncer).

A equipe da Master Clínica, dentro do princípio de se manter na vanguarda na aplicação dessa tecnologia, realizou treinamento de habilitação em robótica cirúrgica na própria sede da Intuitive Surgical, na Califórnia.

Fotos

Vídeos