TRANSPLANTE RENAL

Especialidades

O primeiro transplante renal do oeste do Paraná foi realizado com muito êxito pela MASTER CLÍNICA, em setembro de 1985, e ainda hoje é a única clínica a oferecer esse serviço na região.

O transplante renal é o método preferido para o tratamento definitivo da insuficiência renal crônica, retirando os pacientes dos programas de diálise. Grandes evoluções ocorreram ao longo dos anos nos campos da imunologia e seleção dos doadores, da farmacologia para o controle da rejeição, e no campo da cirurgia para a retirada do órgão de doador vivo. Nesse caso específico, o advento da laparoscopia urológica beneficiou muito o doador renal, porque ela é minimamente invasiva.

O doador vivo, que se caracteriza pela absoluta saúde, já não necessita de uma grande abertura na região lombar, o que é muito doloroso e requer longo período de recuperação. A retirada do órgão é feita por laparoscopia na região inferior do abdômen, semelhante a uma minicesariana (um corte de 5 a 6 centímetros), muito menos dolorosa que uma cirurgia lombar convencional. Com este método, o retorno às atividades habituais se faz mais rapidamente.

Fotos

Vídeos

feito com
icone criação de sites