VIDEOLAPAROSCOPIA

Especialidades

A palavra laparoscopia é formada por dois termos da língua grega: lapáre, que significa cavidade abdominal, e skopéo, com o significado de olhar atentamente, examinar.

O ano de 1991 é um marco histórico na Urologia, quando se realizou a primeira nefrectomia laparoscópica (retirada de rim). Desde então, a laparoscopia tem sido adotada de forma crescente nos principais centros, como uma opção de tratamento cirúrgico para patologias benignas e malignas, por trazer inúmeras vantagens ao paciente quando comparada com a forma aberta, tradicional: menor tempo de internamento e convalescença, menor sangramento e melhor resultado estético, entre outros.

A Master Clínica dispõe, desde 2001, de um avançado centro de laparoscopia e realiza um amplo espectro de cirurgias para remoção de órgãos (adrenalectomia, nefrectomia, prostatectomia), bem como para reconstruções (pieloplastia, sacrocolpopexia), oferecendo a seus clientes as mais inovadoras e modernas técnicas na área.

A TÉCNICA

A técnica laparoscópica consiste em abordar múltiplos órgãos insuflando-se um gás inerte (CO2), por meio de uma agulha, na cavidade peritoneal. Em seguida, introduz-se o trocarte para a passagem de um sistema óptico que permite a visualização de toda a cavidade pela transmissão da imagem num monitor de alta definição. Dois a três trocartes adicionais são colocados sob visão em pontos previamente definidos para o manuseio de vários tipos de instrumentos cirúrgicos.